22 de ago. de 2012

PRECISO VIAJAR PRA NAO MORRER...

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem nao ouve música, quem não encontra graça em si mesmo...
Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito e do trabalho, repetindo todos os dias o mesmo trajeto, quem não muda as marcas no supermercado, não arrisca vestir uma cor nova, não conversa com quem não conhece...
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o “preto no branco” e os “pontos nos is” a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam o brilho nos olhos, sorrisos e soluços, coração aos tropeções, sentimentos...
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos...
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projeto antes de iniciá-lo, não tentando um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o simples ato de respirar. Estejamos vivos, então!”
Pablo Neruda.

19 de dez. de 2011

DE ULTIMA HORA...BONITO/MS

Escrevo sobre a viagem até BONITO/MS. Na verdade a viagem anunciada para o sul do Chile, Lagos Andinos, ficou pro ano de 2012. De última hora imprevisto de trabalho, batata quente na mão, rs., fez alterar o roteiro escolhido. Aí o amigo Carlos retirou um bilhete da manga e disse:... eu sei pra onde podemos ir, um lugar legal e mais perto, poucos dias e voltamos..., polaco anote aí...o nome é BONITO/MS.
Apareceu o novo roteiro, do dia pra noite definimos o trajeto e viajamos 12 dias. Embora tenhamos o GPS, não usamos e preferimos a moda antiga, consultar o mapa e as pessoas, tipo:... ei você, como é que faço pra ir pra tal lugar, ou então, esta estrada vai pra onde? rs... putz., você interage muito mais com a geografia e os costumes locais e ainda se divertimos com isto, rs.
Diante deste roteiro apareceu um novo companheiro motoqueiro, ponta firme, o qual aceitou a aventura de viajar. O Fernando entra a partir daí pro Circuito VStrom, viajou a bordo de uma moto "fireblade" CBR 1000, linda, uma super bike. Seguimos juntos sem problemas, em determinado trecho da estrada nós despachavámos o Fernando, mas quando o asfalto ficava tipo "tapete", era a vez dele dar "oi, oi..." e acelerava bacana.
No ínicio da viagem conversamos será que o cara vai aguentar o tranco com está máquina? Esta não é a moto mais apropriada pra este tipo de viagem, mas o cara aguentou e muito bem. Ponta firme, este camarada pilotava na década de 80 uma Montesa 360 H6, é mole. Parabéns amigo Fernando, pela tocada e entusiasmo, as próximas viagens você tem que ir, sem desculpas. Fica aí algumas fotos e continuamos a escrever logo mais...até.

18 de dez. de 2011

10 de out. de 2011

LAGOS ANDINOS

Lagos Andinos é o novo destino de viagem do Circuito V Strom – Viajantes do sul. Liguei pro Carlos e marcamos um encontro e após conversas definimos de viajar novamente pela América do Sul, Argentina e Chile. O destino será Lagos Andinos, pretendemos sair dia 30.10.2011 com retorno previsto para o dia 20.11.2011. O percurso total previsto é de 7.500km, saindo de Curitiba com destino inicial a Santa Fé, Rosário, Neuquen, Bariloche, Puerto Montt, Puerto Varas, Osorno, Villa Rica, Santiago, Mendoza, Córdoba – Curitiba.

Lagos Andinos é um local de pura beleza, a região está localizada ao Sul da Argentina com o Chile.

O relevo local é formado por lagos e montanhas cobertas por neve e sendo a maior parte delas por vulcões, entre eles destaca-se o vulcão Osorno. Alguns destes vulcões encontram-se em plena atividade. É isso aí, então vamos lá.

" Agradecemos a Deus o Senhor deste universo "

11 de set. de 2011

....CHEGO PRO ALMOÇO, BJS...

"Pilotar uma moto é sentir pura emoção, é como o voo do "condor" em um deslizar suave, sem limites e sem rumos, numa paixão de vida a procura de algo impossível,.....que se conquistam quando liga o motor, acelera e vai... é algo que não tem preço, é o desejo mais antigo do homem, o de ser livre e sem limites."

Não recomendo pra ninguém que tenha como exemplo esta minha passagem a qual venho relatar. Mas era uma necessidade íntima em romper a barreira da distância do meu lar. Embora aquele meu momento, eu só tinha um sentimento que aflorava, de estar sentado à mesa, e almoçar na companhia dos meus filhos. E cruzando as estradas com a minha motocicleta era uma fonte de renovação da minha alma. Não pela importância de rodar por todo este tempo, muito menos querendo fazer disso uma aventura, mas o vento, a lua cheia daquela noite, a cada quilometro rodado, alimentava a minha energia para viver de forma mais intensa o sentimento que me fazia continuar na estrada.

Estávamos em 19.11.2010 em Córdoba, Argentina e resolvi voltar antes, avisei o Carlos e parti no sábado. À noite fomos à casa do amigo Ian, vulgo irlandês que nos recepcionou com um jantar e ofereceu "un vino da mejor calidad", deixamos os amigos lá pelas 03h00m da manhã.
Dormi poucas horas e dia 20.11.2010, acordei cedo lá pelas 08h30m e às 09h40m parti de Córdoba com destino a Curitiba, não pensei em viajar, tocar direto, apenas queria voltar, e chegar a casa o mais breve. Não sei o que deu na minha cabeça, más precisava andar de moto, e por isso queria vir embora, andar e andar. Imaginei fazer o que todos sempre fazem, ou seja, viajar até a divisa São Tomé/Ar - São Borja/Br e pernoitar.
Aproximadamente 1035 km separam Córdoba da Ponte Internacional, fui acelerando, ganhando e mantendo um ritmo médio/forte, não queria chegar muito tarde a São Borja, pretendia dormir ali e no domingo logo cedo retomaria a estrada, sabia que a distancia é + ou - 1000 km até Curitiba chegaria ao final da tarde de domingo na minha casa.
Fui tocando, acelerando e fazendo paradas a cada 200 km, e em cada uma delas fazia um exercício de relaxamento e tomava líquido com leve lanche de refeição (pan de migas). O sol forte ardia, queimava sem piedade, o suor escorria pelo corpo e a sensação de sonolência batia e junto vinha o desejo de chegar cedo a São Borja. Eram 21h20m e eu estava cruzando a Ponte Internacional, em São Borja. Logo após passar a aduana ainda na ponte deitei-me na calçada ao lado da moto e fiquei a contemplar o céu, uma rápida reflexão sobre o dia de viagem, andei o dia inteiro sobre sol intenso e tinha percorrido bem, estava a "mirar o cielo y sus estrellas" era um céu lindo, estrelas e intenso luar. Convidei-me a conversar com os astros, viajei por alguns minutos e neste instante um pensamento apareceu na minha mente: ... Vou aproveitar este céu e andar alguns quilometros a noite, ainda está cedo, eu estou bem, e assim adianto minha viagem... refleti alguns segundos sobre a possibilidade de viajar a noite, pois é sabido de todos sobre os perigos da viagem noturna... avaliei e reavaliei, consultei os astros, os espíritos, olhei novamente para o céu e suas estrelas, consultei algumas, e uma delas em especial.
Estava ainda deitado, pulei e fiquei em pé subi na moto e sai acelerando, tomei a decisão de viajar direto até Curitiba à noite nada menos que mais 1000 km, não me perguntem como, más tomei a decisão e uma adrenalina muito louca tomou conta do meu corpo...sai acelerando e com "olhos de lince" estava pilotando o que seria a minha melhor viagem de moto, primeiro de pensamento, e agora de viagem real.
Acredito, a adrenalina tomou conta na corrente sanguínea que devo ter feito a viagem em um segundo. O pensamento materializou-se naquele instante, tudo corria e muito rápido.
Os primeiros kilometros foram fáceis e resolvi fazer paradas curtas, ou seja, a cada 100/150 km reabastecia, hidratava-me, fazia exercícios de flexões e reflexões, paradas rápidas.
Viajar a noite sempre me fascinou e adoro a viajar com chuva, e naquela noite eu só desejava ver aquele céu maravilhoso, sem chuvas é claro.
Resolvi e adotei o seguinte: não olhar para o painel da moto, não queria saber as horas muito menos o quanto já tinha percorrido. Fiz uma seleção musical na minha cabeça das melhores músicas e vinha escutando-as com um arranjo todo especial, feito na hora.
Em alguns momentos desligava-se das músicas e fica contemplativo na vida das pessoas e naquele céu, procurava encontrar respostas para a vida e tentava achar onde estaria agora "mi estrella”, é loucura total.
Não aguentei e olhei o painel da moto, são 01h30m da manhã, encosto no primeiro posto,
O cansaço começa a dar os primeiros sinais mais vejo placas que indicam a proximidade.
As 03h30m da manhã chego em Concórdia/SC, distante apenas 430 km de Curitiba, estava exausto, a minha pilotagem já era pra lá de perigosa, tinha dado uns vacilo de sonolência e a desaceleração tomava conta do ritmo da viagem. Entrei no posto, abasteci e fui pra lanchonete, tomei um bom café, o corpo não aguentava, eis que vejo ao meu lado uma gôndola cheia de Red Bull, não tive dúvidas, tomei dois Red e deitei do lado de fora na calçada do posto, apareceram umas pessoas que vieram me perguntar se eu estava bem, ou necessitava de alguma coisa, falei que estava tudo em ordem, apenas cansado, comentaram
que é loucura viajar a noite de moto e sozinho, eu respondi que sabia dos perigos, más quando informei que vinha direto de Córdoba e já estava a 18 horas pilotando sem parar... simplesmente silenciaram-se sem falar nada, ou seja, não acreditaram ou sei lá...é louco.
Descansei uns 30/60 minutos deitado no chão da calçada daquele posto, pensei em desistir, ficar ali, tinha um hotel anexo ao posto. Derrepente o Red Bull deu asas e levantei, falei com algumas pessoas e um caminhoneiro chamou minha atenção para estrada orientando para os perigos daquele trecho, resolvi subir e pilotar novamente. São 7:00h parei ao lado da placa União da Vitória - Curitiba - 230 km, saquei a máquina e fotografei., guardei a máquina, fechei a bolsa sobre o tanque e voltei a acelerar forte...
As 10:00 h de domingo estava enfrente ao portão da garagem na minha casa em Curitiba, o pneu da moto centilava na cor azul/cinza claro, temperatura máxima, minha família me aguardava ansiosa, pois, quando resolvi lá em São Borja, viajar a noite direto até em casa, após a consulta aos astros divinos, enviei uma mensagem pros meus familiares...
"chego pro almoço, bjs"....

recebi resposta deles na mesma hora, más desliguei meu celular.....

Enfim, graças a Deus cheguei bem., na verdade a adrenalina foi tamanha que não conseguia relaxar e só consegui dormir após 24:00h de domingo.
Foi loucura, não recomendo pra ninguém, más caso alguém queira se aventurar, valeu à pena e quando determinar fazer alguma coisa não pode perder o foco, muita atenção e sorte......
segue algumas fotos noturnas da loucura e um vídeo as 01:30hs da madrugada filmado num posto qualquer na estrada......valeu......................

“AGRADEÇO AO SENHOR É ELE QUE NOS CONDUZ”

"Pilotar uma moto é sentir pura emoção, é como o vôo do "condor" um deslizar suave, sem limites e sem rumos, numa paixão de vida a procura de algo impossível,.....que se conquistam quando liga o motor, acelera e vai..................
.....é algo que não tem preço, é o desejo mais antigo do homem, o de ser livre e sem limites."
Edson.

"O viajante de moto sente o cheiro do mato, escuta o barulho do vento, a brisa do mar, o calor e a chuva, sente na pele a fuligem, o cheiro da gasolina e do óleo, o ronco do motor, o giro, a trepidação e a velocidade da vida"..........Edson Sionek

7 de set. de 2011

CHEGO PRO ALMOÇO, BJS.

A LUA ESTÁ PRESENTE NO CÉU, NA DIVISA, E PERMANECE AO AMANHECER.